Create Your First Project
Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started
Revista Brasileira de Estudos da Homocultura - Estudos Transviades, vol. 6, n. 19
Ano
2023
Autor(es)
Associação Brasileira de Estudos da Trans-Homocultura - ABETH;
Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT;
Demais colaboradores
Temáticas
Estudos de Gênero - Periódicos; Diversidade - Periódicos; Gravidez; Aborto; Transparentalidade; Parentalidade
Editora
UFMT/ABETH
Link
Essa é uma edição especial das revistas Revista Brasileira de Estudos da Homocultura (REBEH) e Revista Estudos Transviades, que abordam temas relacionados às dissidências sexuais e de gênero. A REBEH, criada em 2016, consolidou-se como uma referência nos estudos de gênero e sexualidade, destacando-se por sua abordagem crítica das questões LGBTIA+ e pela sua recente classificação como periódico A2 pela Capes. A Revista Estudos Transviades surgiu em 2020, focada nas transmasculinidades, que são frequentemente invisibilizadas, mesmo dentro dos próprios movimentos trans. A revista busca criar um espaço onde narrativas transmasculinas sejam ouvidas e fortalecidas.
Em parceria, as duas revistas lançam o dossiê temático Gravidez, aborto e parentalidade nas transmasculinidades, com o objetivo de preencher a lacuna de pesquisas sobre esses temas, já que as experiências de pessoas transmasculinas raramente são reconhecidas. O dossiê inclui artigos e entrevistas sobre questões relacionadas à gestação, aborto e parentalidade, refletindo sobre as dificuldades enfrentadas por homens trans e pessoas transmasculinas nesses contextos, e também critica a falta de inclusão dessas demandas nos movimentos feministas e estudos de gênero.
O dossiê é organizado por autores transmasculinos e inclui contribuições como o mapeamento nacional sobre o tema realizado pelo Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (IBRAT), uma entrevista com o ativista Alexandre Peixe sobre paternidade trans, e artigos que discutem o aborto e os direitos reprodutivos das pessoas transmasculinas, além de ensaios sobre transfeminismo e parentalidade. A edição também apresenta outros artigos sobre a qualidade de vida da população trans e a exclusão das pessoas trans nos ambientes escolares, fechando com um estudo sobre o impacto do neoconservadorismo nas políticas de gênero.